O Espelho da Eterna Juventude

Espelho, espelho meu, existirá no Universo uma pessoa mais linda do que eu?” – Pergunta conhecida das historias infantis e sonho da maioria das mulheres (e alguns homens também!), parece que pode ser real. Pelo menos na Física.

espelho-meu-sou-a-mais-bela

A poucos dias, conversando com meu filho que adora Cosmologia, discutíamos a finitude ou não do Universo (ou do Multiverso). Evidentemente não chegamos a nenhuma conclusão mas, algumas ideias foram propostas, sendo que uma delas seria baseada num “Espelho Cósmico”. Esta peça utópica mostraria você ou quem estivesse à sua frente, sempre mais jovem.

Imagine que fosse possível construir um sistema de espelho e lentes enormes, bem polido e fantasticamente perfeito. Aos Físicos em especial: Este espelho estaria entrelaçado com outro, próximo ao observador. Desta forma, você sempre poderia ver sua imagem no tamanho natural, não importando a distancia do mesmo.  Será que ele mostraria sua imagem real, como você está naquele exato instante? Se você ficasse à frente deste espelho, poderia afirmar que sua imagem seria exatamente como você é? A resposta é não, pois ele (o espelho), estaria lhe mostrado uma imagem do que você era a algumas frações de frações de bilionésimos de segundos atrás, ou muito menos que isso.  Nunca sua imagem real, sempre com um delay que iria aumentando à medida que se distancia-se dele. Quanto mais distante dele, mais jovem você pareceria!

Se este espelho estivesse digamos, a 4 anos-luz de distancia, algo em torno de 40 trilhões de quilômetros, ele mostraria exatamente como você era a 4 anos atrás. Um espelho, por melhor que seja, sempre mostrará o passado.

É por isso que se diz que, quando olhamos para as estrelas, olhamos para o passado. Há estrelas que nem mais existem mas que ainda brilham no céu. Tudo dentro da mais perfeita razão física e matemática. Se não fosse assim, o mundo não seria o que é e sequer teria existido.

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “O Espelho da Eterna Juventude

  1. Nossa, complexo, mas pelo que entendi seria uma ilusão de auto imagem mais jovem.

  2. Sim. Se voce considerar que a imagem que voce ve no espelho é real, então este espelho citado também é real, sendo a unica diferença a distancia que estão de quem olha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s