O Fim da Televisão e a Sua Substituta

Já não é a primeira vez que abro espaço para esta discussão. Sim, a TV parece mesmo não ter mais volta, pelo menos como a conhecíamos. E eu que sempre amei esta que considero a maior invenção humana… Talvez até reste apenas um “corpo ” totalmente dilacerado através dos tempos, principalmente devido ao advento da Internet, de algo maravilhoso, que já foi a rainha da sala de estar.
tv antiga
Talvez sobrevivam canais religiosos, políticos e outros tantos pagos pelo povo poder público. Não teremos mais Redes e emissoras poderosas com 80% de audiência, o que em parte é bom. Os preços dos espaços tenderão a cair cada dia mais. Isso já esta ocorrendo fazendo até a mais poderosa rede do Rio Grande estar demitindo funcionários! Não há mais como aguentar o poder da Grande Rede. Ninguém quer saber mais de rádios, jornais impressos e, agora, da televisão.

Acredito que isso se deva a vários motivos, como quantidade de canais disponíveis, televisão por assinatura, falta de visão de quem faz a programação, péssima qualidade dos apresentadores, programas chatos mas, principalmente devido a Internet. Ela criou o habito de vermos um vídeo e termos o controle sobre ele, poder dar pausa, repeti-lo e avança-lo, baixa-lo etc. A arquitetura da Televisão atual (falo do sistema em si), não permite isso, mesmo sendo digital. Da mesma forma que o surgimento da TV não acabou definitivamente com os Rádios e o Cinema, um novo sistema baseado na web ira fazer o mesmo com a TV.

TV
Em breve não teremos mais uma “TV” na sala, mas sim uma Smart Screen onde teremos acesso por teclado ou voz a internet, canais de TV locais, canais por assinatura, NETFLIX, telefonia para falarmos e vemos as pessoas, Canais de Compras como supermercados locais (caminharemos com os dedos jogando no carrinho as compras e pagando com reconhecimento da iris através de uma câmera na própria tela), acesso a escolas e universidades para estudarmos a distancia como se fosse realmente uma sala de aula (não os tais e ultrapassados Moodle que temos hoje), podendo falar via voz com professores e colegas, consultas medicas, viagens virtuais a outros países em 3D (ou quantos “D” forem possíveis inventar, como cheiro do local, temperatura, umidade etc); poderemos também jogar sozinhos ou em rede, gravar um vídeo com uma orquestra, criar um canal de TV próprio, talvez apenas para a família e amigos.

Evidentemente teríamos a tela conectada a algum aparelho robusto conectado a redes de altíssima velocidade; é provável que acompanhe  pequenos “olhos”  ou sensores dispostos pela casa e ao redor dela para vigia-la e também para fazer exames de urina quando formos ao vaso sanitário, controlar os alimentos na geladeira, a temperatura da casa e muito mais. Ela saberá quando estaremos tristes e irá colocar musicas ou programas para nos alegrar! Quase um Hal 9000, mas infinitamente melhor. Ninguém conseguirá viver sem ela!

BQQAj4R

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s