MSX – Meu Primeiro Computador

Em meados da década de 80, comecei um curso de Eletrônica na PUC. Na época, programávamos em cartões perfurados em maquinas enormes, sem monitor. Usávamos a linguagem Fortran, que apesar de ser desenvolvida a partir da década de 1950, continua a ser usada ainda hoje. Naquele tempo os PCs comuns eram caríssimos, poucos tinham.

Então, começaram a surgir os micro-computadores, pequenos aparelhos geralmente com o processador Z-80. Nós, estudantes universitários, vivíamos lendo revistas, pesquisando preços e sonhando qual deles comprar. Foi então que surgiu o MSX.

Ele era superior a todos os concorrentes apesar de ser baseado no microprocessador Z-80A (Zilog) de 8 bits, com um clock de 3,58Mhz. No Brasil foram lançados dois modelos, o da Sharp e o da Gradiente que acabei comprando em 12x sem entrada. Seria um PS4 hoje.

Grande parte dos jovens da época o compravam mais para jogar; eu e muitos colegas gostavam de programar. Comecei com programas simples de matemática, tentei fazer games, banco de dados e, finalmente, parti para o sonho de qualquer programador: I.A.! Não riam, eu era jovem em 1985. Hoje descobri em um VHS antigo (claro), de 1990 uma gravação de algumas animações. Vejam logo abaixo.

Uma das coisas que gostava de fazer, alem de musica eletrônica, eram gráficos. Nunca consegui fazer em 3D pois realmente era (e ainda é), algo complicado e não havia internet para perguntar para os amigos. Os fóruns eram em revistas e as perguntas levavam um, dois ou mais meses para serem respondidas. Por isso, os gráficos podem ser vistos hoje como horríveis, mas foram feitos em Básic.

Mas meu sonho era I.A. Cheguei a tentar algo com funções RND e centenas de desvios [if] [then]. Claro que, apos milhares de linhas de códigos, faltou memoria. O programa gerava, a cada reinicialização, um perfil feminino com nome e características próprios. Mas isso conto noutra postagem.

.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s