Física Quântica no Ensino Fundamental

Quando se fala em Física Quântica sempre vem à mente das pessoas (que não são da área, evidentemente), coisas como Espiritismo, Budismo, Deus, Diabo e toda sorte de crendices populares. Não venho aqui questionar a fé das pessoas, que é algo próprio e verdadeiro, bem ao contrário da Religião (que considero uma forma arcaica de governo).

Também vem a mente das pessoas leigas, que alguém que saiba algo sobre o assunto é um Intelectual, um Cientista não de jaleco branco mas de terno e gravata, serio e de preferencia, com um cachimbo. Eles são como qualquer professor de futebol ou culinária, não são melhores nem inferiores. É preciso urgente desmistificar isso!

E quanto as formulas e equações? É claro que não suponho encher o quadro com as formulas abaixo para uma serie fundamental! Entretanto, uma criança não precisa saber  sobre as reações físico/químicas que ocorrem quando ela risca um fosforo e acende a chama do fogão. Não precisa saber a mecânica por trás do botão que liga o gás nem o movimento e pressão do gás que circula na mangueira. Ela deve saber as causas e consequências e os perigos evidentemente. Agora, se mais tarde desejar saber, faça Física. Mas não podemos de forma alguma dizer que o fogão é obra de alguma entidade ou que o fogo é sagrado, divino.

482366069Fora as pessoas desinformadas que vão para as redes sociais pregar o “Evangelho Quântico”, está ocorrendo algo ainda pior. Hoje é comum, qualquer aluno mau formado ou mesmo professores que saem de um curso superior mas que não conseguem colocação, virarem as costas para a verdade e pregam ilusões, mentiras justamente para vender livros e toda sorte de Seminários e Encontros sabe-se lá com que propósitos.

A Física Quântica é uma ciência relativamente nova, bem ao contrário da Mecânica, Termologia etc. Por isso, e talvez apenas por isso, carece ainda de aprimoramentos e leis mais rígidas. É um campo muito teórico e, justamente as evidencias que foram detectadas em laboratório, mostram um mundo realmente bizarro onde parece que as leis normais da própria Física, não existiriam. Mas isso não é o caso de considerada como Religião ou algo sobrenatural, de forma alguma.

Não vou aqui falar ou explicar alguns conceitos básicos da Física Quântica que creio, o leitor já esta cansado de ler mas, quero deixar claro é uma ciência muito simples, muito fácil de entender. Não há nenhum mistério como querem alguns desinformados pregar. E isso tem feito pessoas serem levadas a engôdos, a pagarem cursos, a irem para a web dizer besteiras.

Por isso acho sensato, começar a ensinar Física Quântica no Ensino Fundamental, para mostrar desde cedo às crianças que tem fome do saber, as bases deste incrível ramo da Física.  Verdade, creiam os que a desconhecem, não há nada de sobrenatural ou que somente um intelectual possa entender. Você professor, que esta lendo, procure se informar com bons professores de Universidades e não aquele que se formou em Física e agora prega a Física Quântica como Religião. Este ou é doente ou quer tirar vantagem de alguma forma, nem sempre financeira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s